loader image

Segredos que o INSS não te conta

Você sabia?

 

  • Trabalhos em condições insalubres ou periculosas contam mais para se aposentar. Além disso, esse período trabalhado em contato com agentes químicos, físicos e biológicos gera um acréscimo de, no mínimo, 40% para o homem e 20% para a mulher no tempo de contribuição.

 

  • O tempo prestado no serviço militar obrigatório será aproveitado no momento da aposentadoria, seja por tempo de contribuição ou por idade.

 

  • Quem trabalhou no meio rural antes de 1991, sob regime de economia familiar (no qual a família produzia para o próprio sustento), pode ter este tempo considerado na sua aposentadoria, sem necessidade de ter contribuído para o INSS.

 

  • Todos os períodos trabalhados com registro na carteira de trabalho contam para a aposentadoria, ainda que o empregador não tenha recolhido o INSS. O trabalhador não pode ser prejudicado, afinal, a obrigação de pagar o INSS era da empresa.

 

  • O tempo que o segurado ficou em auxílio-doença conta para sua aposentadoria, desde que seja intercalado entre períodos de contribuição (ou seja, deverá haver contribuições antes e depois do afastamento).

 

Deseja esclarecer mais dúvidas sobre os seus direitos? Entre em contato com a equipe Anildo Advogados.