- 24 de março de 2021
- Publicado por: chocolate
- Categoria: Notícias
Se você trabalhou como autônomo e deixou de contribuir para o INSS, saiba que é possível quitar as contribuições em atraso e garantir esse período na contagem da sua aposentadoria.
CONTRIBUIÇÕES EM ATRASO HÁ MENOS DE 5 ANOS
Se o atraso for menor que 5 anos, e você já possuir cadastro da atividade exercida no INSS, não é necessário apresentar documentos para comprovar sua atividade profissional. Basta acessar o portal “Meu INSS” e emitir as guias de pagamento. Ainda assim, você vai ter que pagar juros e multa.
Entretanto, se o atraso é menor que 5 anos, mas você nunca realizou contribuições para o INSS como contribuinte individual, será necessário regularizar sua situação antes de pagar os atrasados. Será preciso comprovar sua atividade profissional e apresentar documentos como: recibos e notas fiscais de serviços prestados, imposto de renda, inscrição da profissão na prefeitura, entre outros.
CONTRIBUIÇÕES EM ATRASO HÁ MAIS DE 5 ANOS
Quando o atraso é superior a 5 anos, será necessário comprovar que você estava trabalhando na época, com os mesmos documentos citados acima. Além disso, o valor das contribuições atrasadas há mais de 5 anos pode sofrer multas e juros.
ATENÇÃO: antes de pagar contribuições em atraso, recomendamos que consulte um advogado especializado para verificar as opções mais vantajosas para a sua situação, evitando prejuízos financeiros desnecessários.