loader image

Benefício suspenso do INSS: o que fazer?

A suspensão do benefício do INSS é um fato, que embora comum, acaba sendo uma surpresa bastante desagradável para quem é notificado. Porém, embora possa assustar em um primeiro momento, essa suspensão é reversível, e se informar para saber como agir é a melhor forma de lidar com essa situação.

De acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) mais de 5,24 milhões de pessoas tiveram o seu benefício suspenso em 2021 por diversos motivos. Somente até março, esse número já chegou a 1,23 milhão em 2022.

Dentro disso, vale lembrar que o INSS é um programa que passa por revisões constantemente para apurar irregularidades e garantir a manutenção dos benefícios. É exatamente por meio dessas revisões que o órgão consegue identificar a carência de alguns dados ou erros cometidos pelo próprio programa na concessão de benefícios. 

Neste post você vai conhecer os casos em que isso pode acontecer e como revertê-los caso sua situação esteja incluída em algum deles. Confira abaixo! 

Quando o benefício do INSS pode ser suspenso? 

Para começar, é importante deixar claro que qualquer benefício do INSS pode ser suspenso em algum momento, caso seja constatada alguma irregularidade no cadastro ou na distribuição do benefício.  

Operação Pente-fino do INSS

Periodicamente o INSS faz a operação pente-fino em todos os benefícios concedidos. Se esse for o seu caso e você tiver sido notificado, será preciso entrar em contato com o órgão e apresentar a sua defesa, seja ela um documento ou um resultado de perícia médica.  

Geralmente o comunicado sempre vem antes da suspensão ser concretizada. Portanto, é fundamental acertar a sua situação o quanto antes. 

Falta de comparecimento médico 

Se o seu caso é de benefício por incapacidade de trabalho, como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, é necessário comparecer ao INSS sempre que convocado para atendimento médico pericial para a prorrogação. 

Caso haja alguma falta nesse comparecimento, a suspensão do pagamento também pode acabar acontecendo.

Prova de vida

Esse procedimento deve, obrigatoriamente, ser feito todos os anos para a comprovação de que o beneficiário segue vivo. A falta também implica na suspensão. 

Benefício de Prestação continuada (BPC/Loas) 

O Benefício de Prestação Continuada é um dos maiores motivos de suspensões, pois são vários os motivos para isso. 

É necessário estar com os dados atualizados a cada dois anos no Cadastro Único para que o cidadão possa receber o dinheiro. Para isso, é necessário ir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da sua cidade. Se isso não ocorrer o benefício é suspenso e, depois de 60 dias, cancelado. 

Além disso, outro motivo é se a renda por pessoa da família superar ¼ do salário mínimo.

 

Revise bem seus dados e analise a situação com cuidado para que a reversão possa acontecer de forma segura e tranquila

 Precisa de ajuda profissional? Conte com Anildo Advogados Associados.