loader image

Ainda não estou na época de me aposentar: O que fazer para me planejar?

O merecido descanso e o recebimento de uma boa aposentadoria é o sonho de muitos segurados que estão contando os dias para obtê-los. No entanto, para que isso seja possível, é necessário se planejar para verificar se tudo está nos conformes.

Ao longo dos anos, embora seja um direito, se aposentar se tornou um sonho quase impossível para boa parte das pessoas. São muitas regras, uma legislação em constante mudanças, cálculos complexos, dentre vários outros fatores que podem dificultar a vida de quem busca uma boa aposentadoria.

Desse modo, o planejamento de aposentadoria do INSS é a alternativa para o segurado ter todas as respostas que precisa sobre sua aposentadoria e garantir o melhor benefício e hoje vamos explicar como isso é feito. Continue lendo! 

O que é o planejamento previdenciário

O planejamento previdenciário é um estudo de todo o histórico do trabalhador (idade, tempo de serviço, valor das contribuições, atividades exercidas, etc) que identifica os resultados já acumulados e permite ter uma melhor visão sobre as possibilidades existentes para que o trabalhador se aposente da forma mais vantajosa.

Com o auxílio de uma boa assessoria previdenciária, esse processo pode se tornar ainda mais fácil, dada a experiência que esse especialista possui no assunto. Afinal, como o processo de aposentadoria exige o cumprimento de uma série de requisitos, é necessário estar atento a cada um deles.

Deve-se dedicar atenção e organização extras para viabilizar o recebimento do benefício de acordo com o que determina a legislação previdenciária e com aquilo que o trabalhador deseja.Dessa forma, o planejamento permite que o trabalhador se prepare para o futuro, contribuindo para receber a aposentadoria que ele planejou.

Como é feito na prática 

O primeiro passo é realizar um bom estudo preliminar para analisar por quanto tempo ainda é necessário contribuir para a previdência social até ter direito a aposentadoria. A partir daí deve ser feita uma estimativa matemática que permite visualizar os valores que devem ser contribuídos para o valor do salário do benefício corresponder aos desejos do segurado.

Em resumo, esse planejamento nada mais é que um documento com o cálculo, acompanhado de um estudo jurídico previdenciário, baseado no histórico de trabalho e nas informações previdenciárias do trabalhador. 

Essas informações são coletadas desde o começo da vida de trabalhador da pessoa até o momento do estudo. Com o planejamento previdenciário em mãos o trabalhador pode visualizar o futuro da sua aposentadoria e entender as estratégias para adquirir o melhor benefício para o seu caso.

 

Quando o assunto é Direito Previdenciário, o Anildo Advogados pode ser o seu melhor parceiro na realização do tão cobiçado sonho de uma boa aposentadoria. Conte conosco!