- 22 de fevereiro de 2021
- Publicado por: chocolate
- Categoria: Notícias
Existem diferentes possibilidades para aumentar o tempo de contribuição e adiantar a aposentadoria, mas infelizmente nem todos os trabalhadores conhecem a totalidade de seus direitos.
Pensando nisso, listamos 4 casos em que é possível aumentar o tempo de contribuição. Leia abaixo:
1. TEMPO DE SERVIÇO MILITAR
O segurado que exerceu serviço militar, tanto obrigatório como voluntário, pode somar esse período em seu tempo de contribuição.
2. TEMPO DE ATIVIDADE RURAL
O segurado que exerceu atividade rural como agricultor ou pescador, pode acrescentar esse período em seu tempo de contribuição, mesmo que não tenha contribuído ao INSS. Este caso vale somente para o trabalhador que, mesmo menor de idade, exerceu atividades rurais até 31/10/1991.
3. TEMPO COMO JOVEM-APRENDIZ
O segurado que foi jovem-aprendiz (aluno-aprendiz) pode somar esse período de atividade em seu tempo de contribuição. Para isso, é necessário comprovar que estudou em escola pública profissional e prestou serviço com retribuição em dinheiro ou em auxílios materiais pagos por um órgão público.
4. TEMPO COMO SERVIDOR PÚBLICO
O segurado que contribuiu para o INSS e também para o RPPS (serviço público) pode requerer a averbação do período como servidor público. Ou seja: somar este período para sua aposentadoria pelo INSS. Para isso, o segurado não pode estar exercendo sua função pública, então é necessário pedir exoneração do cargo antes de enviar sua solicitação de averbação.
Deseja esclarecer mais dúvidas sobre os seus direitos? Entre em contato com a nossa equipe.