loader image

Pente-fino do INSS continuará chamando segurados para perícias

Até início de dezembro, 261 mil benefícios foram cancelados no país. Segundo informações do INSS, deste total, 59% eram recebidos irregularmente pelos representantes legais ou parentes de beneficiário falecido.

A operação pente-fino é uma medida importante para evitar fraudes e gerar economia aos cofres públicos, através de uma investigação capaz de detectar possíveis falhas nos processos. No entanto, o que esperamos é que não existam cortes injustos para pessoas que recebem legalmente seus benefícios do INSS.

Quem pode ser chamado pelo pente fino?
Todos os segurados que recebem benefício por incapacidade -aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença – e que estão há mais de seis meses sem revisão. Também podem ser chamados os aposentados em geral e pessoas que recebem pensão por morte ou o benefício de prestação continuada (BPC – LOAS).

Como saber se fui convocado?
A comunicação pode ocorrer por e-mail, carta simples, ou ainda, através da rede bancária em que você recebe o benefício.

O que fazer?
Ao receber a notificação, você precisa preparar sua defesa e se apresentar em uma unidade do INSS. Fique atento aos prazos indicados pelo INSS. Para que tenha mais chances de sucesso, o ideal é consultar um advogado especialista em direito previdenciário.