preloder

O que é e quando fazer a perícia médica do INSS?

A perícia do INSS é um procedimento médico realizado por um profissional de saúde do INSS. O objetivo é comprovar a existência de doença, ocorrência de acidente ou condição que incapacite o trabalhador definitiva ou temporariamente de exercer sua profissão.

Quando é necessário fazer a perícia médica?

Dessa forma, o procedimento é necessário sempre que houver a necessidade de concessão, prorrogação ou interrupção dos seguintes benefícios:

  • Auxílio-acidente
  • Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença)
  • Aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez)
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência
  • Benefício de prestação continuada da pessoa com deficiência

Ou seja, ao procurar seus direitos em caso de lesões, acidentes ou doenças, o trabalhador deverá fazer a perícia médica para se afastar de suas atividades profissionais e/ou dar seguimento ao seu processo.

Como é feita a perícia médica?

Com data e horário agendados, o trabalhador deve comparecer em uma agência do INSS levando sua documentação atualizada: exames e laudos, atestados médicos, receituários, ASO, entre outros. Nesse atendimento, o perito irá analisar tais documentos e também a condição de saúde do segurado.

Entretanto, se não for possível comparecer a uma agência, existem outras formas de realizar a perícia. Veja a seguir:

  • Perícia hospitalar: atendimento direcionado para os trabalhadores que estão internados.
  • Perícia domiciliar: atendimento direcionado para os trabalhadores com restrição de locomoção.

Perícia médica em tempos de covid-19

Em função da situação global que vivemos, o INSS tomou algumas medidas para evitar aglomerações nas agências e cancelamentos de perícia. Em alguns casos, por exemplo, os segurados ficam dispensados do atendimento presencial, podendo realizar a perícia de forma remota.

Sugerimos que você acompanhe as notícias do INSS para ficar atualizado sobre a situação na sua região ou então, converse com o seu advogado de confiança!



Fale Agora