preloder

É possível antecipar contribuições para se aposentar mais cedo?

A aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é devida ao segurado que está incapacitado de forma permanente para o trabalho e que também não possa ser reabilitado em outro cargo ou profissão.

Muitos trabalhadores, perto de atingirem os requisitos necessários para aposentadoria, perguntam se é possível pagar as contribuições restantes de uma única vez para se aposentar mais cedo.

Mas infelizmente esse pagamento antecipado ao INSS não é permitido. É preciso pagar as contribuições mês a mês para garantir a aposentadoria.

Entretanto, a Previdência Social prevê a possibilidade de recolher as contribuições em atraso para completar o tempo que falta e se aposentar antes. Isso só é possível nos seguintes casos:

 

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL (AUTÔNOMO)

As pessoas que trabalham por conta própria podem realizar contribuições em atraso se já houver cadastro no INSS. Além disso, é necessário comprovar as atividades remuneradas exercidas.

CONTRIBUINTE FACULTATIVO 

Quem não trabalha de forma remunerada e paga o INSS por opção também pode recolher as contribuições em atraso, mas somente referente aos últimos 6 meses.

 

Deseja esclarecer mais dúvidas sobre os seus direitos? Entre em contato com a nossa equipe.