- 11 de novembro de 2020
- Publicado por: chocolate
- Categoria: Notícias
A Aposentadoria da Pessoa com Deficiência é um benefício devido ao trabalhador que exerceu atividades laborais na condição de pessoa com deficiência, mesmo que não tenha ocupado vaga como PCD (Pessoa com Deficiência).
Em nosso blog, temos um material bastante completo sobre o tema. Clique aqui e saiba tudo sobre Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.
Porém, hoje, gostaríamos de entrar mais a fundo em algumas questões que dizem respeito ao processo de solicitação deste benefício.
Abaixo, veja como solicitar a Aposentadoria para Pessoa com Deficiência por Idade:
É possível realizar a solicitação de forma online através do site: meu.inss.gov.br
- Ao acessar o Meu INSS, use o seu CPF e senha cadastrada para entrar no sistema. Caso ainda tenha uma senha cadastrada, o sistema vai orientá-lo para esse processo.
- Dentro do sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”.
- Clique em “Novo requerimento” e preencha com as informações solicitadas.
Na próprio sistema é possível adicionar os documentos necessários (devem ser previamente selecionados e preparados) e acompanhar todo o processo na área “Agendamentos/Requerimentos”. O contribuinte será informado para que compareça presencialmente em uma agência do INSS.
Veja a relação de documentos essenciais para solicitar o benefício:
- Documentos que comprovem a data inicial da deficiência;
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos previdenciários: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Certidão de Tempo de Contribuição (CTC); carnês, formulários de atividade especial, documentação rural e demais documentos que o beneficiário considerar pertinentes.
Deseja esclarecer mais dúvidas sobre os seus direitos? Entre em contato com a nossa equipe.