Infelizmente, tentativas de golpes contra aposentados estão ocorrendo com muita frequência pela internet, telefone e até pessoalmente. Listamos abaixo os 4 golpes mais comuns. Fique atento!
- Golpe do Caixa Eletrônico: o golpista fica próximo aos caixas eletrônicos quando o aposentado vai sacar o benefício, observa os números digitados e assim consegue obter a senha. Outras vezes, o golpista se aproxima, finge que vai ajudar o aposentado a usar o caixa eletrônico e então acaba pedindo todos os seus dados bancários.
- Estelionato: neste golpe, o criminoso engana o aposentado com falsas promessas, usando a lábia para tirar dinheiro e/ou bens do segurado. Pode acontecer de várias formas: venda de um produto que não existe, ligação simulando um falso sequestro e pedindo dinheiro, venda de falso bilhete premiado, entre outros. Após conseguir o que deseja, o golpista desaparece.
- Golpe do Benefício Bloqueado: o golpista entra em contato com o aposentado, finge ser do INSS e mente que o benefício está bloqueado, dizendo que, para desbloquear, é necessário que o aposentado forneça dados bancários, número do cartão, CPF e RG. Após conseguir as informações, o fraudador realiza compras e empréstimos utilizando o nome do aposentado.
- Golpe do Recadastramento: o golpista se faz passar por funcionário do INSS, visita a residência do aposentado e alega que o cadastro do segurado precisa ser atualizado. Dessa forma, tenta roubar os dados pessoais.
Como se proteger?
- Ao usar o caixa eletrônico, peça orientação somente a algum funcionário do estabelecimento bancário. Nunca aceite ajuda de estranhos.
- Ao criar uma senha, não utilize datas de aniversário, números de telefone ou outro número que seja previsível.
- Não permita que estranhos peguem e analisem o seu cartão, nem forneça sua senha.
- Não forneça dados pessoais, senhas e documentos para pessoas estranhas que ofereçam financiamentos, produtos, revisão de benefícios, liberação de pagamentos atrasados, etc.
- Desconfie de quem se apresenta em nome de banco ou do INSS. Para qualquer procedimento, se dirija a uma agência ou utilize os sites e telefones oficiais das instituições.
- Não utilize o celular de terceiros para acessar suas contas ou entrar em contato com o banco. Sua senha pode ficar registrada na memória do aparelho, possibilitando a ocorrência de fraude.