preloder

Como ajudar os meus avós a se aposentarem?

Se você é a pessoa responsável pelos procedimentos digitais e tecnológicos de toda a família, este blog é especial para você. O Anildo Advogados Associados vai te ajudar com esse procedimento, assim, você ficará tranquila e poderá auxiliar os seus avós de forma assertiva.

Após anos de trabalho e dedicação, a aposentadoria de seus avós é tão aguardada para a família e principalmente por eles, que vão poder usufruir do tão sonhado benefício. 

O primeiro passo é reunir toda a documentação necessária  para a aposentadoria de seus avós, como o RG, CPF, comprovante de residência atualizado, carteira de trabalho (CTPS), guias da Previdência Social (GPS) com seus respectivos recibos e CNIS. Isso faz com que as chances de indeferimento do benefício sejam reduzidas.

Depois de ter em mãos a documentação necessária, é hora de partir para os documentos específicos de cada aposentadoria. É importante salientar que existem várias aposentadorias dentro do INSS e para conhecer cada uma das particularidades específicas delas é só clicar aqui.

 

A Reforma da Previdência vai interferir na aposentadoria dos meus avós? 

Depende da espécie de aposentadoria em que seus avós pretendem se aposentar, pois em alguns casos a EC 103/19 não trouxe alterações, como por exemplo, no  caso do trabalhador rural e nas aposentadorias da pessoa com deficiência.

Se seus avós já estavam perto de se aposentar, a nova lei previdenciária instituiu algumas Regras de Transição, como a Regra de Transição da Aposentadoria por Pontos, que é uma modalidade destinada aos segurados que atingirem uma determinada pontuação, que é a soma da idade com tempo de recolhimento à Previdência Social.

Vovôs:

  • 35 anos de tempo de contribuição;
  • 99 pontos (soma da sua idade e seu tempo de contribuição).

Vovós:

  • 30 anos de tempo de contribuição;
  • 89 pontos (soma da sua idade e seu tempo de contribuição).

Veja como será na prática o processo de aposentadoria do seu avô: 

O senhor Epaminondas tem 64 anos de idade e 35 anos de tempo de contribuição em 2022. Então ele tem 99 pontos e já pode se aposentar, já que ele tem pontuação igual ao mínimo necessário.

 

Meus avós podem se aposentar por idade?

Se seus avós possuem uma idade avançada e pouco tempo de recolhimento ao INSS, eles devem cumprir os seguintes requisitos:

Vovô:

  • 65 anos de idade;
  • 15 anos de tempo de contribuição.

Vovó:

  • 61 anos e 6 meses de idade;
  • 15 anos de tempo de contribuição.

Lembrando que após a reforma da previdência,  o tempo da idade para a mulher aumentará 6 meses por ano até que seja alcançada a idade mínima de 62 anos. Portanto, para as vovós que forem se aposentar nesta modalidade em 2023, elas deverão ter 62 anos de idade.

A aposentadoria é um dos processos mais importantes para a vida do cidadão e, com a reforma da previdência e diversas regras de transição, nada mais eficaz do que contar com um profissional especializado em direito previdenciário para lhe auxiliar nas demandas e detalhes de uma forma eficaz.

 

Deseja esclarecer mais dúvidas sobre os seus direitos? Entre em contato com a nossa equipe.

Siga-nos no Facebook e no Instagram



Fale Agora