preloder

É possível pagar INSS em atraso?

Sim, é possível pagar contribuições em atraso para o INSS, completando assim o tempo de contribuição que falta para se aposentar.

Entretanto, é preciso preencher alguns requisitos para que o tempo pago em atraso seja contado na hora de solicitar a sua aposentadoria.

Quem pode pagar o INSS em atraso?

1. O contribuinte individual: pessoa que trabalhou como autônoma, exercendo atividade profissional remunerada por conta própria. Exemplo: diarista, vendedor ambulante, pintor, etc.

2. O contribuinte facultativo: pessoa que, mesmo sem renda própria, optou por contribuir ao INSS. Exemplo: dona de casa.

Contribuinte Individual

No caso do contribuinte individual, ou autônomo, é possível pagar o INSS em atraso de qualquer época. Se já está cadastrado no INSS e o atraso é menor que 5 anos, não é preciso comprovar o exercício da atividade para efetuar o recolhimento, entretanto o INSS costuma pedir comprovação da atividade para validar o período, já que pago fora do prazo. Mas se o atraso for maior que 5 anos ou o contribuinte individual não for cadastrado no INSS, será necessário comprovar as atividades em que estava trabalhando na época.

Contribuinte Facultativo

Já no caso do contribuinte facultativo, é possível recolher em atraso os últimos 6 meses de contribuição. A guia de pagamento pode ser emitida no site da Receita Federal. Passados os 6 meses, só é possível contribuir em atraso se o contribuinte exerceu alguma atividade profissional que possa ser comprovada (tornando-se contribuinte individual).

 

Deseja esclarecer mais dúvidas sobre os seus direitos? Entre em contato com a nossa equipe.



Deixe uma resposta