preloder

Meu benefício foi negado pelo INSS. E agora?

Todo trabalhador que realiza a contribuição previdenciária mensal ao INSS pode ter o direito a receber benefícios quando se encontram em determinadas situações: doença, acidente de trabalho, gravidez, idade avançada, tempo de serviço, entre outros.

Entretanto, é possível acontecer de o benefício ser indeferido pelo INSS, ou seja: negado. Mas se isso aconteceu com você, fique tranquilo, existem maneiras para rever a situação.

A primeira coisa a se fazer, ao receber o aviso de que o benefício foi recusado, é descobrir o motivo. Algumas vezes, pode ser a simples falta de algum documento ou erro no procedimento do INSS.

Mas se você atende todos os critérios estabelecidos por lei para receber o auxílio e, mesmo assim, ele foi negado, existem algumas medidas que podem ser adotadas:

  • Entrar com um recurso: se você teve o benefício negado, você também tem o direito de solicitar ao INSS uma nova análise do seu processo. O prazo para dar entrada no recurso administrado é de 30 dias, podendo ser realizado pelo portal “Meu INSS” ou telefone 135.
  • Entrar na justiça: caso o recurso não funcione, existe a opção de procurar um advogado especializado de confiança, para que ele analise o seu caso e obtenha seu benefício por meio de uma ação judicial.


Deixe uma resposta